sábado, 14 de dezembro de 2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou LMS do inglês Learning Content Management System é um sistema gerencial no qual é realizado eficiente o processo de ensino-aprendizagem a distância. Foi estruturado com base no princípio da Gestão da Informação e desenvolvido uma metodologia pedagógica que disponibiliza uma série de recursos multimidia e multimeios que dão suporte ao planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação pedagógica em tempo real. Sua aplicação pode ser tanto no apoio a aprendizagem presencial quanto a distância.
O Moodle do inglês Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment é um software livre desenvolvido para gerenciar o AVA ou LMS.
O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment é um software livre que pode ser instalado em computadores com sistemas operacionais tais como: Windows, MAC e Linux que possam executar PHP. Pode ser instalado também em servidores dedicados ou compartilhados, além de aceitar uma grande quantidade de banco de dados: MySQL, SQLServer, Oracle etc
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros setores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.
A plataforma Moodle apresenta como pontos fortes, quando utilizado para o ensino: Aumento da motivação dos alunos; Maior facilidade na produção e distribuição de conteúdos; Partilha de conteúdos entre instituições; Gestão total do ambiente virtual de aprendizagem; Realização de avaliações de alunos; Suporte tecnológico para a disponibilização de conteúdos de acordo com um modelo pedagógico e design institucional; Controle de acessos; Atribuição de notas.
A plataforma Moodle permite a transmissão e organização dos conteúdos de materiais de apoio às aulas, pelo fato de ser uma ferramenta que permite produzir cursos e páginas da Web, facilita a comunicação (síncrona ou assíncrona), possibilitando contribuir para um padrão superior quer no ensino presencial, quer no ensino a distância.
Os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades são: Materiais; Avaliação do Curso; Chat; Diálogo; Diário; Fórum; Glossário; Lição; Pesquisa de Opinião; Questionário; SCORM; Tarefa; Trabalho com Revisão; e Wiki.
As principais características de recursos on-line são: Fóruns; Gestão de conteúdos (Recursos); Questionários e pesquisas com diversos formatos; Blogs; Wikis; Geração e gestão de Base de Dados; Sondagens; Chat; Glossários; Peer assessment; e suporte multi-idioma (mais de sessenta idiomas são suportados pelo interface atual).

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